COLEÇÕES

A importância que assumiu o suporte digital no apoio à investigação e divulgação do conhecimento científico levou o CEHA a apostar neste mesmo suporte para o seu plano editorial a partir da presente data. Durante quase 25 anos o CEHA manteve uma actividade editorial apostada no suporte papel, não obstante algumas iniciativas isoladas em CDrom e DVD, ou mesmo de uso da Internet. Em 1994 avançámos com uma edição simultânea de um livro em papel e na Internet e agora queremos dar o salto qualitativo que faltava apostando apenas no suporte digital para as nossas edições.

O livro digital é hoje uma realidade e tem o condão de nos propiciar múltiplas vantagens em relação ao livro tradicional. Primeiro o seu uso pelos investigadores, o principal público das nossas edições, está facilitado. Mas se isso não bastasse acrescem novas vantagens, que vão desde os custos da edição, da facilidade de arrumo e envio. Por fim, não podemos esquecer que a poupança em papel é elevada e desta forma estaremos a contribui para a preservação do nosso entorno.

O livro em formato digital é hoje uma realidade insofismável e uma ferramenta fundamental para o conhecimento científico. O E-book começou em 1971 com a iniciativa pioneira de Michael Hart, o pai do projecto Gutenberg, de apresentação da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Depois a partir da década seguinte com a afirmação da Internet o suporte digital passou a assumir um papel cada vez mais importante para a divulgação de textos. Paulatinamente as edições digitais foram ganhando importância, de forma que hoje o livro digital conquistou o mercado e até os leitores mais resistentes serão atraídos pela nova tecnologia do Electronic Papyru.

Para os livros electrónicos publicados pelo CEHA o leitor contará com algumas possibilidades de leitura que facilitam o seu acesso, quer na leitura, quer nas pesquisa. Assim, os livros serão disponibilizados em dvd/Cdrom/Mini cdrom em formato PDF. Esta aposta no formato pdf, nas dimensões de uma página A4, que permitirá uma fácil impressão com qualidade e uma busca integral no texto, vai no sentido de permitir uma maior facilidade de acesso e divulgação.

Para além desta aposta no suporte digital temos ainda de referir a novidade da publicação de um Anuário, o porta-voz das actividades científicas do CEHA. Assim, teremos um apartado dedicado a relatório de actividades e a divulgação preliminar sobre os estudos dos temas em investigação. Cada volume terá um tema principal, coordenado por um especialista na matéria.

A partir de agora o plano editorial do CEHA será definido pelas seguintes colecções:

1-TESES. Para publicação de teses de licenciatura, mestrado e doutoramento

2-DEBATES. Para a divulgação dos debates resultantes de conferências, seminários e congresso,

3-ESTUDOS. Para estudos especializados desenvolvidos de forma isolada ou no âmbito de Linhas e Projectos de investigação,

4-DOCUMENTOS. Divulgação de documentos e textos de autores clássico.

5. Anuário do CEHA. Publicação periódica dedicada a temas especializados sobre as ilhas.

6. Newsletter. Publicação mensal sobre as actividades CEHA e breves ensaios