Biblioteca Digital

Catálogo Coletivo Bibliotecas da Madeira (CCBM) é um projeto cooperativo que permite integrar todas as instituições documentais da região, com o objetivo de localizar as espécies bibliográficas, armazenadas nas diversas bibliotecas do Arquipélago da Madeira, entre as quais se conta a Biblioteca Digital do CEHA .

Contactos

SEDE
Rua das Mercês, 8
9000-224  Funchal
MADEIRA-PORTUGAL

Telef (+351)291 214 970 

Email: ceha@madeira.gov.pt 
URL: http://ceha.madeira.gov.pt/

 


Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira

O Centro de Estudos de História do Atlântico, criado pelo decreto legislativo regional nº.20/85, de 17 de Setembro, no âmbito da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, é uma instituição de investigação científica que tem por objectivo principal coordenar a investigação e promover a   divulgação da história das Ilhas Atlânticas.

Os arquipélagos atlânticos (Açores, Canárias, Cabo Verde e São Tomé) estão representados em termos institucionais através da presença de delegados ao Conselho Consultivo.

A partir da instalação definitiva a direcção do Centro foi assumida pelo Prof. Doutor Luís de Albuquerque, coadjuvado pelo Prof. Joel Serrão e Dr. José Pereira da Costa e Doutor Alberto Vieira. Após a morte do Prof. Luís de Albuquerque em 1992, assumiu a presidência o Prof. Joel Serrão, que foi substituído em 1997 pelo Dr. José Pereira da Costa e, desde 1 de Novembro de 2008 a presidência passou a ser assegurada por Alberto Vieira.

A passagem de 25 anos de actividade é a oportunidade para encerrar um ciclo de actividade da instituição e iniciar um outro de acordo com novas condições definidas com a instalação no novo espaço. As novas instalações irão permitir a redefinição da forma de intervenção do CEHA no contexto local e internacional. O novo espaço permitirá uma maior inter-actividade com o meio local e científico tornando-se possível uma maior assiduidade de iniciativas abertas ao público e uma maior cooperação com as instituições e investigadores da região, do país e do estrangeiro. A disponibilidade de um auditório, biblioteca, depósitos para acervos e espaços de trabalho abrem-nos novas formas de intervenção, definidas na programação de actividades, cooperação e projectos de investigação.

Em 1986 ficou estabelecido o plano editorial do CEHA, com uma incidência temática obrigatória sobre a História das Ilhas Atlânticas e, em especial, a Madeira.

As iniciativas do CEHA têm como ponto de partida a História das ilhas Atlânticas e desenvolvem-se em Conferências, Colóquios, projectos de investigação e publicação de textos inéditos.

O projecto surgiu por empenho pessoal do Secretário Regional do Turismo e Cultura, João Carlos Abreu, sendo Alberto Vieira encarregado de proceder à sua instalação.

A missão do CEHA parar os próximos anos deverá obedecer os seguintes príncipios:
1. Aposta na investigação e divulgação do conhecimento científico no domínio das Ciências Sociais e Humanas, com especial relevo para as ilhas atlânticas,
2. Criação de uma equipa de trabalho coesa e interdisciplinar, composta por funcionários e investigadores do CEHA e de outras instituições locais, nacionais e internacionais que estejam empenhados nas mesmas missões e objectivos,
3. Afirmação nas tecnologias da informação, fazendo com que o suporte digital e as plataformas digitais sejam os meios privilegiados de investigação e divulgação dos saberes. Deste modo apostar-se-á na criação de bases de dados temáticas para acesso local o via Internet.

ALBERTO VIEIRA (1956-2019)

ALBERTO VIEIRA (1956-2019) foi Doutor em História, na área de História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa, pela Universidade dos Açores, membro da Academia Portuguesa de História, Investigador-convidado do CLEPUL-Lisboa e membro da Cátedra Infante Dom Henrique/Universidade Aberta. Pertenceu a diversas academias e foi consultor científico em publicações periódicas especializadas. Desde 1999 que era Investigador Coordenador do Centro de Estudos de História do Atlântico; entre 2013-2015, foi Diretor de Serviços do CEHA e, em 2008, Presidente daquele Centro.

Desenvolveu trabalhos de investigação nos domínios da História do Meio Ambiente e Ecológica, História da Ciência e da Técnica,  O Mundo das Ilhas e as Ilhas do Mundo, História da Autonomia, História da Ciência e da Tecnologia, História da Escravatura, História da Vinha e do Vinho, História das Instituições Financeiras, História do Açúcar, entre outros. Participou em colóquios e seminários, levando o nome da Madeira e o seu olhar sobre a Nissologia /Nesologia pelo mundo todo. Tem publicado diversos estudos, em livros e artigos de revistas e atas de colóquios, sobre a História da Madeira, dos espaços insulares atlânticos, e sobre os temas das investigações que desenvolvia.

Atualmente desenvolvia estudos e coordenava projetos sobre História Oral /Autobiográfica, com os projetos: MEMÓRIAS das Gentes que fazem a História; NONA ILHA- as Mobilidades Madeirenses; AUTONOMIA. Memórias e testemunhos. Preparava, com a sua equipa de trabalho, uma série de ações: Dia Internacional das Histórias de Vida; Colóquio da Identidade Insular, previsto para julho, nos Açores; Colóquio das Mobilidades, em novembro, assim como outras participações em colóquios e congressos, no Porto Santo, no continente e nos Açores. Estava, ainda envolvido na investigação com vista à publicação da História da Agricultura Madeirense, ao longo dos 600 anos, no livro das Atas do Colóquio realizado, na Madeira, em outubro de 2018 e na preparação do lançamento de livros da Coleção 600 Anos. 

Curriculum Vitae

Informações

O Centro de Estudos de História do Atlântico, criado pelo decreto legislativo regional nº.20/85, de 17 de Setembro, no âmbito da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, é uma instituição de investigação científica que tem por objectivo principal coordenar a investigação e promover a   divulgação da história das Ilhas Atlânticas. Desde 1 de janeiro de 2014 é uma Direcção de Serviços que funciona no âmito do Gabinete da Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes. As iniciativas do CEHA têm como ponto de partida a História das ilhas Atlânticas e desenvolvem-se em Conferências, Colóquios, projectos de investigação e publicação de textos inéditos.